A alegoria é uma figura de linguagem caracterizada como sendo um conjunto simbólico criado para transmitir um segundo sentido além do sentido literal das palavras. Entra-se assim no campo da linguagem simbólica, conotativa, figurativa.
Exemplo de alegoria:
“A vida é uma ópera, é uma grande ópera. O tenor e o barítono lutam pelo soprano, em presença do baixo e dos comprimários, quando não são o soprano e o contralto que lutam pelo tenor, em presença do mesmo baixo e dos mesmos comprimários. Há coros numerosos, muitos bailados, e a orquestra é excelente…” (Machado de Assis)
Presentes com frequência no cotidiano dos falantes, as alegorias são utilizadas em provérbios populares (em rio que tem piranha, jacaré nada de costas; gato escaldado tem medo de água fria), em fábulas com fins morais e educativos e em parábolas da Bíblia.
Exemplos de alegorias:
- Sermão de Santo Antônio aos peixes (Padre Antônio Vieira)
- O mito da caverna (Platão)
- Auto da barca do inferno (Gil Vicente)
- A cigarra e a formiga (La Fontaine)
- O filho pródigo (Lucas, Bíblia)
Alegoria e metáfora
Alegoria e metáfora se desenvolvem no âmbito da linguagem conotativa, assumindo um sentido figurado e simbólico. A principal distinção feita entre alegoria e metáfora se refere à frequência e extensão do uso da linguagem simbólica. A metáfora é usada mais pontualmente, se referindo a termos isolados. A alegoria ocorre na totalidade do texto, sendo formada por diversas metáforas interligadas entre si.
Alegoria e símbolo
Muito semelhantes, alguns autores distinguem a alegoria e o símbolo pela compreensão imediata ou não do segundo sentido do texto. No símbolo, é imediata a compreensão do sentido figurado do texto, uma vez que este é apresentado inteiramente. Na alegoria, é necessária uma interpretação global do texto para a identificação do sentido figurado do texto, uma vez que esse é construído ao longo do texto, elemento a elemento.
Fique sabendo mais!
Alegoria tem sua origem na palavra grega allegoría, que significa o ato de falar sobre outra coisa, indicando assim uma linguagem figurativa.