Responda a estes exercícios sobre análise sintática e aprenda de forma prática! Confira no gabarito a resposta e a explicação das questões.

Caso necessite de ajuda na realização dos exercícios, leia o nosso artigo sobre análise sintática, com explicações e exemplos.

1. Leia.

Fiz uma grande confusão na escola quando soube que não fui escolhida.

O sujeito dessa oração é classificado como:

a) simples e expresso.
b) composto e expresso.
c) simples e implícito.
d) composto e implícito.

c) simples e implícito.
O sujeito da oração é “eu”. Ele é considerado simples porque é formado por um só núcleo. E é implícito (também chamado de oculto ou desinencial) porque não está escrito, mas pode ser percebido pela terminação verbal.

2. Escolha as opções que apresentam sujeito composto.

a) Os professores foram homenageados no fim do ano letivo.
b) Eu e você seremos felizes para sempre.
c) A violência e a criminalidade atingiram um ponto inacreditável.
d) Eles gostam muito de experimentar novas comidas.

Opções b e c
Um sujeito composto é aquele que apresenta dois ou mais núcleos, como acontece nas orações b (“eu” e “você”) e c (“violência” e “criminalidade”). As outras orações, apesar de estarem no plural, trazem apenas um núcleo do sujeito (“professores”, na letra a, e “eles”, na d).

3. Identifique e classifique o sujeito e o predicado das orações a seguir.

a) Vivemos felizes naquela casa.
b) Maria saiu com o cachorro.
c) Pedro e a irmã são muito amigos.
d) Entraram naquela casa ontem.
e) Choveu o dia todo.
f) Precisa-se de funcionário bilíngue.
g) Vende-se picolé de frutas.

a) Vivemos felizes naquela casa.
Sujeito: nós
Tipo de sujeito: simples e oculto ou desinencial (pode ser percebido pela terminação verbal).
Predicado: Vivemos felizes naquela casa.
Tipo de predicado: verbo-nominal (apresenta dois núcleos: um verbo significativo, também chamado de pleno ou nocional, e um adjetivo).

b) Maria saiu com o cachorro.
Sujeito: Maria
Tipo de sujeito: simples (formado por apenas um núcleo) e expresso.
Predicado: saiu com o cachorro.
Tipo de predicado: verbal (o núcleo é um verbo significativo, também chamado de pleno ou nocional).

c) Pedro e a irmã são muito amigos.
Sujeito: Pedro e a irmã
Tipo de sujeito: composto (formado por dois ou mais núcleos) e expresso.
Predicado: são muito amigos.
Tipo de predicado: nominal (o núcleo do predicado não é o verbo).

d) Entraram naquela casa ontem.
Sujeito: ?
Tipo de sujeito: indeterminado (não se informa quem efetuou a ação).
Predicado: Entraram naquela casa ontem.
Tipo de predicado: verbal (o núcleo é um verbo significativo, também chamado de pleno ou nocional).

e) Choveu o dia todo.
Sujeito: Ø
Tipo de sujeito: inexistente (fenômeno da natureza).
Predicado: Choveu o dia todo.
Tipo de predicado: verbal (o núcleo é um verbo significativo, também chamado de pleno ou nocional).

f) Precisa-se de funcionário bilíngue.
Sujeito: ?
Tipo de sujeito: indeterminado (não se informa quem efetuou a ação).
Predicado: Precisa-se de funcionário bilíngue.
Tipo de predicado: verbal (o núcleo é um verbo significativo, também chamado de pleno ou nocional).

g) Vende-se picolé de frutas.
Sujeito: picolé de frutas.
Tipo de sujeito: simples (formado por um único núcleo).
Predicado: vende-se. Atenção: esta oração está na voz passiva.
Tipo de predicado: verbal (o núcleo é um verbo significativo, também chamado de pleno ou nocional).

4. Assinale a alternativa que apresenta um predicado verbo-nominal.

a) Eliane parecia feliz hoje.
b) Gabriela viajou para o exterior.
c) Aline deve ir à festa.
d) Carolina chegou cansada do colégio.

d) Carolina chegou cansada do colégio.
O predicado desta oração apresenta dois núcleos: o verbo (“chegou”) e o predicativo (“cansada”). Por isso, é chamado de predicado verbo-nominal. É possível visualizar os dois núcleos acrescentando à oração um verbo de ligação: “Carolina chegou e estava cansada”.

5. Todas as orações a seguir apresentam predicado verbal, EXCETO:

a) O rapaz andava tristonho depois da partida da noiva.
b) Mariana fez o dever de casa rapidamente.
c) Eles correram uma meia maratona neste fim de semana.
d) O vento sacudia as folhas das árvores.

a) O rapaz andava tristonho depois da partida da noiva.
Nesta oração, o verbo “andar” não apresenta o sentido de se deslocar de um lugar para o outro, mas funciona como elemento de ligação entre o sujeito (“rapaz”) e o predicativo (“tristonho”). Por isso, essa oração apresenta predicado nominal.

6. Identifique os complementos verbais das orações.

a) A secretária forneceu-lhe todas as informações.
b) O diretor entregou a Marcelo um prêmio pelos anos de serviço.
c) Joaquim fez um bolo de nozes para o filho.
d) O desconhecido lhe pagou um café.

a) A secretária forneceu-lhe todas as informações.
Objeto direto: todas as informações(se liga diretamente ao verbo, sem necessidade de preposição).
Objeto indireto: lhe (sinônimo de “a ele” ou “para ele”).

b) Joaquim fez um bolo de nozes para o filho.
Objeto direto: um bolo de nozes (se liga diretamente ao verbo, sem necessidade de preposição).
Objeto indireto: para o filho (é introduzido pela preposição “para”).

c) O diretor entregou a Marcelo um prêmio pelos anos de serviço.
Objeto direto: um prêmio (se liga diretamente ao verbo, sem necessidade de preposição).
Objeto indireto: a Marcelo (é introduzido pela preposição “a”).
A construção “pelos anos de serviço” é um adjunto adverbial.

d) O desconhecido lhe pagou um café.
Objeto direto: um café (se liga diretamente ao verbo, sem necessidade de preposição).
Objeto indireto: lhe (sinônimo de “a ele” ou “para ele”).

7. Classifique os predicativos de acordo com o seguinte código:

(S) Predicativo do sujeito
(O) Predicativo do objeto

a) ( ) Os professores consideram aquele aluno muito inteligente.
b) ( ) O pássaro estava faminto.
c) ( ) O atleta tinha o braço machucado.
d) ( ) A cidade elegeu-a vereadora.
e) ( ) A mãe virou uma fera quando viu a bagunça.
f) ( ) Ele se tornou um bom profissional.

a) (O) Os professores consideram aquele aluno muito inteligente.
“Inteligente” é atributo do complemento verbal “aquele aluno”. Por isso é um predicativo do objeto.

b) (S) O pássaro estava faminto.
“Faminto” é atributo do sujeito, “o pássaro”. Por isso é um predicativo do sujeito.

c) (O) O atleta tinha o braço machucado.
“machucado” é atributo do complemento verbal “o braço”. Por isso é um predicativo do objeto.

d) (O) A cidade elegeu-a vereadora.
“Vereadora” é atributo do complemento verbal “a”. Por isso é um predicativo do objeto.

e) (S) A mãe virou uma fera quando viu a bagunça.
“Uma fera” é atributo do sujeito, “a mãe”. Por isso é um predicativo do sujeito.

f) (S) Ele se tornou um bom profissional.
“Um bom profissional” é atributo do sujeito, “ele”. Por isso é um predicativo do sujeito.

8. Indique qual oração NÃO apresenta um predicativo do sujeito.

a) Vocês parecem ansiosas.
b) Eu acho aquele professor fantástico.
c) Ele é o amor da minha vida.
d) Meu irmão anda nervoso.

b) Eu acho aquele professor fantástico.
Nesta oração, “aquele professor” é complemento verbal. A palavra “fantástico”, portanto, é classificada como predicativo do objeto.

9. Indique a função sintática do termo destacado:

Todos a acusaram de fofoqueira.

a) predicativo do sujeito.
b) predicativo do objeto.
c) complemento nominal.
d) adjunto adnominal.

b) predicativo do objeto.
Nesta oração, o pronome “a” funciona como complemento verbal. “Fofoqueira” é um atributo desse pronome, por isso é classificado como predicativo do objeto.

10. Nos períodos a seguir, indique se o termo destacado é objeto indireto, complemento nominal ou agente da passiva.

a) Rosalind Franklin é a verdadeira descobridora da molécula de DNA.
b) Durante muitos anos, o cão Hachiko esperou pela volta do dono.
c) Desde cedo a moça demonstrava talento para a pintura.
d) O cartaz foi retirado pela companhia de limpeza urbana.
e) Assistimos ontem a um filme fantástico.
f) A carta de protesto foi assinada por diversos segmentos da sociedade.

a) Rosalind Franklin é a verdadeira descobridora da molécula de DNA.
O termo destacado é um complemento nominal, porque tem a função de completar o sentido do substantivo “descobridora”.

b) Durante muitos anos, o cão Hachiko esperou pela volta do dono.
O termo destacado é um objeto indireto, porque complementa o sentido do verbo “esperar”.

c) Desde cedo a moça demonstrava talento para a pintura.
O termo destacado é um complemento nominal, porque complementa o sentido do substantivo “talento”.

d) O cartaz foi retirado pela companhia de limpeza urbana.
O termo destacado é um agente da passiva, porque indica quem efetua a ação em uma frase escrita na voz passiva.

e) Assistimos ontem a um filme fantástico.
O termo destacado é um objeto indireto, porque complementa o sentido do verbo “assistir”.

f) A carta de protesto foi assinada por diversos segmentos da sociedade.
O termo destacado é um agente da passiva, porque indica quem efetua a ação em uma frase escrita na voz passiva.

11. Assinale a(s) oração(ções) que apresentam agente da passiva.

a) O pudim de pão foi feito por mim.
b) Caminhamos pela estrada florida.
c) A casa foi pintada pelo Henrique.
d) Os pais são responsáveis pelos filhos.
e) Ficamos na praia por muito tempo.

Opções a e c.
O agente da passiva se refere o indivíduo que faz a ação em uma oração escrita na voz passiva. Na oração a, a expressão “por mim” indica quem fez o pudim de pão. Na oração c, a expressão “pelo Henrique” indica quem pintou a casa. Nas outras orações não há voz passiva.

12. Classifique os termos destacados em adjunto adnominal e complemento nominal.

a) Bebemos água da fonte.
b) Todos têm necessidade de amor.
c) O time estava confiante na vitória.
d) Comprei um livro de crônicas.

a) adjunto adnominal - acrescenta informação, mas não é necessário para completar o sentido do substantivo.
b) complemento nominal - completa o sentido do substantivo.
c) complemento nominal - completa o sentido do substantivo.
d) adjunto adnominal - acrescenta informação, mas não é necessário para completar o sentido do substantivo.

13. Identifique a opção que NÃO apresenta aposto.

a) Filho do meu coração, você tem de estudar mais!
b) Aquela aluna, um poço de insegurança, não abria a boca na sala de aula.
c) Paula, a vizinha do sétimo andar, quebrou a perna.
d) Estes livros são diferentes: este é mais técnico, aquele é mais literário.

Opção a
O aposto é a explicação do termo anterior. Nesta oração, a expressão “filho do meu coração” funciona como uma forma de chamar o filho e é chamada de vocativo.

14. Nas orações a seguir, indique se o termo destacado é aposto, vocativo, adjunto adnominal ou adjunto adverbial.

a) Naquela casa, o cachorro só não ataca duas pessoas: Akira e Thiago.
b) Naquela casa, o cachorro só não ataca duas pessoas: Akira e Thiago.
c) Este nosso mundo, meu querido Bruno, é implacável.
d) Este nosso mundo, meu querido Bruno, é implacável.
e) A alegria de Luizinho e Camila no Natal é esperar pelos presentes.
f) A alegria de Luizinho e Camila no Natal é esperar pelos presentes.
g) Catarina, sua prima Mariana mandou um beijo.
h) Catarina, sua prima Mariana mandou um beijo.

a) Naquela casa, o cachorro só não ataca duas pessoas: Akira e Thiago.
O termo destacado é um aposto, porque apresenta a explicação da expressão “duas pessoas”.

b) Naquela casa, o cachorro só não ataca duas pessoas: Akira e Thiago.
O termo destacado é um adjunto adverbial, porque apresenta uma circunstância de lugar relacionada ao contexto da frase.

c) Este nosso mundo, meu querido Bruno, é implacável.
O termo destacado é um vocativo, porque funciona para chamar o interlocutor para a conversa.

d) Este nosso mundo, meu querido Bruno, é implacável.
O termo destacado é um adjunto adnominal, porque caracteriza o substantivo “mundo”.

e) A alegria de Luizinho e Camila no Natal é esperar pelos presentes.
O termo destacado é um adjunto adnominal, porque caracteriza o substantivo “alegria”.

f) A alegria de Luizinho e Camila no Natal é esperar pelos presentes.
O termo destacado é um adjunto adverbial, porque apresenta uma circunstância de tempo relacionada ao contexto da frase.

g) Catarina, sua prima Mariana mandou um beijo.
O termo destacado é um vocativo, porque funciona para chamar o interlocutor para a conversa.

h) Catarina, sua prima Mariana mandou um beijo.
O termo destacado é um aposto, porque especifica o termo “prima”.

15. Indique os termos que desempenham as funções sintáticas assinaladas nas orações:

a) A pergunta foi respondida por Rogério, estrangeiro recém-chegado no Brasil.

Sujeito:
Predicado:
Agente da passiva:
Aposto:

b) Semana passada, minha vizinha emprestou este livro à minha filha.

Sujeito:
Predicado:
Objeto direto:
Objeto indireto:
Adjunto adverbial:
Adjunto adnominal:

a) A pergunta foi respondida por Rogério, estrangeiro recém-chegado no Brasil.
Sujeito: a pergunta
Predicado: foi respondida por Rogério
Agente da passiva: Rogério
Aposto: estrangeiro recém-chegado no Brasil

b) Semana passada, minha vizinha emprestou este livro à minha filha.
Sujeito: minha vizinha
Predicado: emprestou este livro à minha filha
Objeto direto: este livro
Objeto indireto: à minha filha
Adjunto adverbial: semana passada
Adjunto adnominal: minha, este

16. Assinale a alternativa em que o termo destacado é um adjunto adverbial.

a) Todos nós ficamos contentes com a sua conquista.
b) Sua conta foi paga por um admirador secreto.
c) Micaela vai à academia de manhã cedo.
d) Precisamos falar com o síndico sobre a falta de água.

c) Micaela vai à academia de manhã cedo.
O termo destacado apresenta uma circunstância de tempo ligada ao verbo, por isso é um adjunto adverbial. Na alternativa a, há complemento nominal. Na b, agente da passiva. Na d, objeto indireto.

17. Em qual das orações o termo destacado NÃO é um adjunto adverbial?

a) Gustavo acordou com muita disposição para o trabalho.
b) Juliano almoçou com pressa para voltar ao estudo.
c) Cortei cada uma das flores de papel com a tesoura de ponta redonda.
d) Ontem começou a chover de repente.

a) Gustavo acordou com muita disposição para o trabalho.
O termo destacado complementa o sentido do substantivo “disposição”. É, por isso, classificado como complemento nominal.

18. Faça a análise sintática completa das orações a seguir.

a) Maria Júlia e Bruna, as professoras, apresentaram-me o texto copiado da internet.
b) Durante as festas juninas, as pessoas ficam animadas e alegres.
c) Marcílio, não se esqueça do jantar hoje!
d) Destruíram o pequeno jardim de dona Margarida, minha vizinha.
e) Comprei um presente para você, filha, pela sua formatura.

a) Maria Júlia e Bruna, as professoras, apresentaram-me o texto copiado da internet.
Sujeito composto, expresso: Maria Júlia e Bruna.
Núcleo do sujeito: Maria Júlia, Bruna.
Predicado verbal: as professoras, apresentaram-me o texto copiado da internet.
Núcleo do predicado: apresentaram.
Objeto direto: o texto copiado da internet.
Adjuntos adnominais do objeto: o, copiado da internet.
Objeto indireto: me (para mim).
Aposto: as professoras.

b) Durante as festas juninas, as pessoas ficam animadas e alegres.
Sujeito simples e expresso: as pessoas.
Núcleo do sujeito: pessoas.
Adjunto adnominal do sujeito: as.
Predicado nominal: durante as festas, ficam animadas e alegres.
Núcleos do predicado: animadas, alegres.
Predicativos do sujeito: animadas, alegres (no predicado nominal, o núcleo do predicado é o predicativo).
Adjunto adverbial de tempo: durante as festas juninas.

c) Marcílio, não se esqueça do jantar hoje!
Sujeito simples implícito: você
Predicado verbal: Marcílio, não se esqueça do jantar hoje.
Núcleo do predicado: se esqueça.
Objeto indireto: do jantar.
Adjuntos adverbiais: não, hoje.
Vocativo: Marcílio.

d) Destruíram o pequeno jardim de dona Margarida, minha vizinha.
Sujeito indeterminado indicado pelo uso do verbo na terceira pessoa do plural.
Predicado verbal: destruíram o pequeno jardim de dona Margarida, minha vizinha.
Núcleo do predicado: destruíram.
Objeto direto: o pequeno jardim de dona Margarida.
Adjuntos adnominais do objeto: o, pequeno, de dona Margarida.
Aposto: minha vizinha.

e) Comprei um presente para você, filha, pela sua formatura.
Sujeito simples implícito: eu.
Predicado verbal: comprei um presente para você, filha, pela sua formatura.
Núcleo do predicado: comprei.
Objeto direto: um presente.
Objeto indireto: para você.
Adjunto adverbial: pela sua formatura.
Vocativo: filha.

Carolina Sueto Moreira
Carolina Sueto Moreira
Escritora, revisora e tradutora graduada pela UFMG. Trabalha com produção de conteúdos desde 2016.