Na poesia, as rimas se caracterizam pela repetição de sons no final de dois ou mais versos, conferindo musicalidade ao poema. As rimas podem ser classificadas quanto à fonética, quanto ao valor, quanto à acentuação e quanto à posição no verso e na estrofe.
Classificação de rimas quanto à fonética
Rima perfeita ou consoante: Em que há correspondência total de sons a partir da última vogal tônica, havendo repetição tanto dos sons vocálicos como dos sons consonantais.
- falado/cantado
- presente/ausente
- particularidade/dificuldade
Rima imperfeita: Em que apenas há correspondência parcial de sons. Pode ser toante ou aliterante.
Rima toante (ou assonante): Em que há apenas a repetição dos sons vocálicos.
- boca/moça
- pálida/lágrima
- plátano/cálamo
Rima aliterante: Em que há apenas a repetição dos sons consonantais.
- fez/faz
- lata/luto
- medo/moda
Classificação de rimas quanto ao valor
Rima pobre: Quando as palavras que rimam pertencem à mesma classe gramatical ou as rimas são feitas com terminações muito comuns no nosso no idioma.
- gato/pato
- correr/fazer
- amarelo/singelo
Rima rica: Quando as palavras que rimam pertencem a diferentes classes gramaticais ou as rimas são feitas com terminações pouco comuns no nosso no idioma.
- noz/veloz
- altar/desenhar
- pente/surpreendente
Rima rara ou preciosa: Quando as palavras que rimam possuem terminações incomuns, pouco utilizadas, como combinações entre verbos e pronomes.
- estrelas/vê-las
- mandala/dá-la
- parabéns/vinténs
- profícuo/conspícuo
Classificação de rimas quanto à acentuação
Rima aguda (ou masculina): Que ocorre entre palavras oxítonas.
- céu/chapéu
- cantor/pintor
- coração/animação
Rima grave (ou feminina): Que ocorre entre palavras paroxítonas.
- cedo/medo
- agora/embora
- metade/amizade
Rima esdrúxula: Que ocorre entre palavras proparoxítonas.
- célula/cédula
- armário/salário
- propósito/leucócito
Classificação de rimas quanto à posição no verso
Rima final (ou externa): Que ocorre no fim do verso.
“E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto”
(Vinícius de Moraes)
Rima interna (ou coroada): Que ocorre no interior do verso.
“A bela bola do Raul
Bola amarela”
(Cecília Meireles)
Classificação de rimas quanto à posição na estrofe
Rimas alternadas (ou cruzadas): Combinam-se alternadamente, seguindo o esquema ABAB.
“O meu amor não tem (A)
importância nenhuma. (B)
Não tem o peso nem (A)
de uma rosa de espuma!” (B)
(Cecília Meireles)
Rimas emparelhadas (ou paralelas): Combinam-se de duas em duas, seguindo o esquema AABBCC.
“Vagueio campos noturnos (A)
Muros soturnos (A)
Paredes de solidão (B)
Sufocam minha canção.” (B)
(Ferreira Gullar)
Rimas interpoladas (opostas ou intercaladas): Combinam-se numa ordem oposta, seguindo o esquema ABBA.
“De tudo, ao meu amor serei atento (A)
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto (B)
Que mesmo em face do maior encanto (B)
Dele se encante mais meu pensamento.” (A)
(Vinícius de Moraes)
Rimas encadeadas: Combinam-se entre estrofes, nomeadamente tercetos, seguindo o esquema ABA BCB CDC.
“O sulmonense Ovídio, desterrado (A)
na aspereza do Ponto, imaginando (B)
ver-se de seus parentes apartado, (A)
sua cara mulher desamparando, (B)
seus doces filhos, seu contentamento, (C)
de sua pátria os olhos apartando; (B)
não podendo encobrir o sentimento, (C)
aos montes e às águas se queixava (D)
de seu escuro e triste nacimento.” (C)
(Luís Vaz de Camões)
São também chamadas de rimas encadeadas, quando as palavras que rimam se situam no fim de um verso e no início ou meio do outro.
“Salve Bandeira do Brasil querida
Toda tecida de esperança e luz
Pálio sagrado sobre o qual palpita
A alma bendita do país da Cruz”
(Francisco de Aquino Correia)
Rimas misturadas (ou mistas): Quando apresentam outras combinações e posições na estrofe, sem esquemas fixos.
“Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive.”
(Manuel Bandeira)
Versos brancos (ou soltos): São versos que não rimam com nenhum outro verso.
“Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes…”
(Cecília Meireles)
A classificação de rimas e identificação do esquema rimático é muito importante na análise dos aspectos formais do poema.
Saiba tudo sobre a estrutura externa de um poema.
Confira também algumas palavras que rimam.
Referências bibliográficas:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 38. ed. Rio de Janeiro: Lucerna e Nova Fronteira, 2015.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática de Língua Portuguesa. 48. ed. Companhia Editora Nacional, 2010.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Breve Gramática do Português Contemporâneo. 9. ed. Lisboa: João Sá da Costa, 1996.
LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 49. ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2011.