Na poesia, as rimas se caracterizam pela repetição de sons no final de dois ou mais versos, conferindo musicalidade ao poema. As rimas podem ser classificadas quanto à fonética, quanto ao valor, quanto à acentuação e quanto à posição no verso e na estrofe.

Classificação de rimas quanto à fonética

Rima perfeita ou consoante: Em que há correspondência total de sons a partir da última vogal tônica, havendo repetição tanto dos sons vocálicos como dos sons consonantais.

  • falado/cantado
  • presente/ausente
  • particularidade/dificuldade

Rima imperfeita: Em que apenas há correspondência parcial de sons. Pode ser toante ou aliterante.

Rima toante (ou assonante): Em que há apenas a repetição dos sons vocálicos.

  • boca/moça
  • pálida/lágrima
  • plátano/cálamo

Rima aliterante: Em que há apenas a repetição dos sons consonantais.

  • fez/faz
  • lata/luto
  • medo/moda

Classificação de rimas quanto ao valor

Rima pobre: Quando as palavras que rimam pertencem à mesma classe gramatical ou as rimas são feitas com terminações muito comuns no nosso no idioma.

  • gato/pato
  • correr/fazer
  • amarelo/singelo

Rima rica: Quando as palavras que rimam pertencem a diferentes classes gramaticais ou as rimas são feitas com terminações pouco comuns no nosso no idioma.

  • noz/veloz
  • altar/desenhar
  • pente/surpreendente

Rima rara ou preciosa: Quando as palavras que rimam possuem terminações incomuns, pouco utilizadas, como combinações entre verbos e pronomes.

  • estrelas/vê-las
  • mandala/dá-la
  • parabéns/vinténs
  • profícuo/conspícuo

Classificação de rimas quanto à acentuação

Rima aguda (ou masculina): Que ocorre entre palavras oxítonas.

  • céu/chapéu
  • cantor/pintor
  • coração/animação

Rima grave (ou feminina): Que ocorre entre palavras paroxítonas.

  • cedo/medo
  • agora/embora
  • metade/amizade

Rima esdrúxula: Que ocorre entre palavras proparoxítonas.

  • célula/cédula
  • armário/salário
  • propósito/leucócito

Classificação de rimas quanto à posição no verso

Rima final (ou externa): Que ocorre no fim do verso.

“E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
(Vinícius de Moraes)

Rima interna (ou coroada): Que ocorre no interior do verso.

“A bela bola do Raul
Bola amarela
(Cecília Meireles)

Classificação de rimas quanto à posição na estrofe

Rimas alternadas (ou cruzadas): Combinam-se alternadamente, seguindo o esquema ABAB.

“O meu amor não tem (A)
importância nenhuma. (B)
Não tem o peso nem (A)
de uma rosa de espuma!” (B)
(Cecília Meireles)

Rimas emparelhadas (ou paralelas): Combinam-se de duas em duas, seguindo o esquema AABBCC.

“Vagueio campos noturnos (A)
Muros soturnos (A)
Paredes de solidão (B)
Sufocam minha canção.(B)
(Ferreira Gullar)

Rimas interpoladas (opostas ou intercaladas): Combinam-se numa ordem oposta, seguindo o esquema ABBA.

“De tudo, ao meu amor serei atento (A)
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto (B)
Que mesmo em face do maior encanto (B)
Dele se encante mais meu pensamento.” (A)
(Vinícius de Moraes)

Rimas encadeadas: Combinam-se entre estrofes, nomeadamente tercetos, seguindo o esquema ABA BCB CDC.

“O sulmonense Ovídio, desterrado (A)
na aspereza do Ponto, imaginando (B)
ver-se de seus parentes apartado, (A)

sua cara mulher desamparando, (B)
seus doces filhos, seu contentamento, (C)
de sua pátria os olhos apartando; (B)

não podendo encobrir o sentimento, (C)
aos montes e às águas se queixava (D)
de seu escuro e triste nacimento.” (C)
(Luís Vaz de Camões)

São também chamadas de rimas encadeadas, quando as palavras que rimam se situam no fim de um verso e no início ou meio do outro.

“Salve Bandeira do Brasil querida
Toda tecida de esperança e luz
Pálio sagrado sobre o qual palpita
A alma bendita do país da Cruz”
(Francisco de Aquino Correia)

Rimas misturadas (ou mistas): Quando apresentam outras combinações e posições na estrofe, sem esquemas fixos.

“Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive.
(Manuel Bandeira)

Versos brancos (ou soltos): São versos que não rimam com nenhum outro verso.

“Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes…”
(Cecília Meireles)

A classificação de rimas e identificação do esquema rimático é muito importante na análise dos aspectos formais do poema.

Saiba tudo sobre a estrutura externa de um poema.

Confira também algumas palavras que rimam.

Referências bibliográficas:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 38. ed. Rio de Janeiro: Lucerna e Nova Fronteira, 2015.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática de Língua Portuguesa. 48. ed. Companhia Editora Nacional, 2010.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Breve Gramática do Português Contemporâneo. 9. ed. Lisboa: João Sá da Costa, 1996.

LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 49. ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2011.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.