1) Nas frases a seguir, identifique as orações principais e as subordinadas adverbiais.
a) Fiquei preso em casa porque minha mãe levou as chaves.
b) Se amanhã estiver chovendo, não vou ao parque com você.
c) Quando sair, feche a porta.
d) Milena nada como um peixinho.
e) Desde que anoiteceu, Flávio está passeando na praia.
A oração principal não exerce função sintática no período. Ela vem acompanhada pela oração subordinada, que tem a função de completá-la ou ampliar o seu sentido (ou seja, é um termo da oração principal). As orações subordinadas muitas vezes se iniciam com uma conjunção.
a) Fiquei preso em casa – oração principal: não apresenta função sintática no período.
porque minha mãe levou as chaves – oração subordinada adverbial: iniciada pela conjunção “porque”, exerce função de adjunto adverbial da oração principal.
b) Se amanhã estiver chovendo – oração subordinada adverbial: iniciada pela conjunção “se”, exerce função de adjunto adverbial da oração principal.
não vou ao parque com você – oração principal: não apresenta função sintática no período.
c) Quando sair – oração subordinada adverbial: iniciada pela conjunção “quando”, exerce função de adjunto adverbial da oração principal.
feche a porta – oração principal: não apresenta função sintática no período.
d) Milena nada – oração principal: não apresenta função sintática no período.
como um peixinho [nada] – oração subordinada adverbial: iniciada pela conjunção “como”, exerce função de adjunto adverbial da oração principal. Atenção: nas orações que indicam comparação, pode ser que o segundo verbo não esteja escrito, mas subentendido.
e) Desde que anoiteceu – oração subordinada adverbial: iniciada pela expressão conjuntiva “desde que”, exerce função de adjunto adverbial da oração principal.
Flávio está passeando na praia – oração principal: não apresenta função sintática no período.
2) Classifique as orações adverbiais a seguir.
a) Como era tarde, Juliana decidiu ligar para a amiga no dia seguinte.
b) Gosto de andar de bicicleta quando chove.
c) Você pode levar os tênis, desde que pague por eles.
d) À medida que o avião ganhava altitude, as casas e pessoas ficavam pequeninas.
e) A correnteza do rio estava tão forte que arrastava troncos enormes de árvore.
f) Embora estivéssemos cansados, não conseguíamos dormir.
g) A menina suplicou para que lhe dessem comida.
h) Os cientistas conseguiram isolar o vírus, como disseram que fariam.
i) Letícia canta tão bem quanto sua mãe.
a) Como era tarde – oração causal: indica o motivo pelo qual a oração principal aconteceu.
b) Quando chove – oração temporal: introduz noção de tempo em relação à oração principal.
c) Desde que pague por eles – oração condicional: indica um requisito para a ocorrência da oração principal.
d) À medida que o avião ganhava altitude – oração proporcional: apresenta noção de simultaneidade com a oração principal.
e) que arrastava troncos enormes de árvore – oração consecutiva: indica o resultado da oração principal.
f) Embora estivéssemos cansados – oração concessiva: apresenta uma contradição em relação à oração principal.
g) Para que lhe dessem comida – oração final: indica o objetivo ou finalidade da oração principal.
h) Como disseram que fariam – oração conformativa: apresenta confirmação da oração principal.
i) Quanto sua mãe [canta] – oração comparativa: mostra semelhanças ou diferenças em relação à oração principal. Atenção: nas orações que indicam comparação, pode ser que o segundo verbo não esteja escrito, mas subentendido.
3) Complete a frase a seguir com as palavras do quadro.
particípio - nominais - conjunção - reduzidas
As orações adverbiais ____ são formadas pelas formas ____ dos verbos, ou seja, infinitivo, ___ e gerúndio. Essas orações normalmente não apresentam _____.
As orações adverbiais reduzidas são formadas pelas formas nominais dos verbos, ou seja, infinitivo, particípio e gerúndio. Essas orações normalmente não apresentam conjunção.
O infinitivo é a forma como o verbo é encontrado no dicionário: andar, chover, partir.
O particípio apresenta ideia de ação acabada: andado, chovido, partido.
O gerúndio apresenta ideia de continuidade da ação: andando, chovendo, partindo.
4) Classifique as orações subordinadas adverbiais reduzidas. Algumas podem apresentar mais de uma classificação.
a) Ao resolver o exercício, Carolina percebeu que tinha entendido a matéria.
b) Luciana estudou muito para passar no concurso.
c) Passeando pelo shopping, Cristina comprou um livro.
d) Vi um cachorro enterrando um osso no jardim.
e) Deitado, Eric não alcançava o controle remoto.
f) Mesmo lido, o livro conservava muitos mistérios.
a) Ao resolver o exercício = quando resolveu o exercício: oração temporal reduzida de infinitivo.
b) Para passar no concurso = para que passasse no concurso: oração final reduzida de infinitivo.
c) Passeando pelo shopping = como passeava pelo shopping: oração causal reduzida de gerúndio ou
Passeando pelo shopping = quando passeava pelo shopping: oração temporal reduzida de gerúndio.
d) Enterrando um osso no jardim = quando enterrava um osso no jardim: oração temporal reduzida de gerúndio.
e) Deitado = como estava deitado: oração causal reduzida de particípio ou
Deitado = quando estava deitado: oração temporal reduzida de particípio.
f) Mesmo lido = mesmo que tenha sido lido: oração concessiva reduzida de particípio.
5) Assinale a alternativa que apresenta uma oração adverbial reduzida.
a) Extrovertido, Lúcio gostava de se apresentar em festivais de música.
b) Chegando em casa, envio o e-mail com os detalhes da reunião.
c) A temperatura ficaria mais agradável caso chovesse um pouco.
d) Se você não comer um pedaço de bolo, vai se arrepender.
b) Chegando em casa, envio o e-mail com os detalhes da reunião. - o verbo “chegando” está no gerúndio, por isso há uma oração adverbial reduzida de gerúndio.
Na letra A, “extrovertido” é um adjetivo; não há oração adverbial. Na letra C, na oração adverbial “caso chovesse um pouco”, o verbo está flexionado. Na letra D, na oração adverbial “se você não comer um pedaço de bolo”, o verbo “comer” está flexionado no futuro do subjuntivo.
6) Relacione a segunda coluna com a primeira. A seguir, assinale a alternativa em que os números completam corretamente a segunda coluna.
( ) Como diz minha mãe, precaução e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
( ) Como saía cedo, Michelle sempre via o sol nascer.
( ) Ela é agradável como um dia de sol.
( ) Como iam chegando, os alunos eram recebidos pelos professores.
Como dizia minha mãe: o conectivo é sinônimo de “de acordo com”, por isso é uma ideia de conformidade.
Como saía cedo: o conectivo é sinônimo de “porque”, por isso é uma ideia de causa.
Como um dia de sol: o conectivo introduz uma comparação.
Como iam chegando: o conectivo é sinônimo de “à medida que”, por isso introduz ideia de proporcionalidade.
7) Assinale a alternativa que contém uma oração adverbial que apresenta a mesma ideia da oração a seguir.
Mal começou a falar, a plateia deu uma sonora vaia.
a) Quando chegamos, o local estava completamente vazio.
b) Como vocês foram informados, as aulas começam às 7 horas.
c) Se todos se esforçassem, poderíamos ter um mundo melhor.
d) Bárbara foi ao banco para pagar uma conta.
a) Quando chegamos, o local estava completamente vazio.
A palavra “mal”, no período, indica tempo, sendo sinônima de “logo que” ou “assim que”. A única alternativa que apresenta uma oração adverbial de tempo é a letra A.
Na letra B, oração adverbial de conformidade; em C, oração adverbial de condição; em D, oração adverbial de finalidade.
8) Assinale a palavra que melhor substitui o conectivo destacado na frase a seguir.
Desde que você saiba a senha, pode se conectar à internet.
a) Conforme.
b) Porque.
c) Quando.
d) Se.
d) Se.
A oração adverbial “desde que você saiba a senha” indica uma condição para que a pessoa possa se conectar à internet, por isso pode ser introduzida pela conjunção “se”.
As outras conjunções indicam: a) conformidade; b) causa; c) tempo.
9) Reescreva a frase do exercício anterior, utilizando o conectivo selecionado e fazendo as adaptações necessárias na conjugação verbal.
Se você souber a senha, pode se conectar à internet.
Quando se usa a expressão “desde que” ou a conjunção “caso”, o verbo da oração é conjugado no presente do subjuntivo (“saiba”). Com a conjunção “se”, o verbo precisa ser conjugado no futuro do subjuntivo (“souber”).
10) Assinale a alternativa que apresenta uma oração concessiva.
a) Caso você precise de ajuda, pode contar comigo.
b) Mesmo que não nos encontremos, nossa amizade continuará forte.
c) De acordo com o que combinamos, chegarei às 15 horas.
d) À proporção que eu me afastava da cidade, ouvia o canto dos pássaros.
b) Mesmo que não nos encontremos, nossa amizade continuará forte.
A oração concessiva é aquela que apresenta uma contradição em relação à principal. No período citado, a oração “a nossa amizade continuará forte” cria a expectativa de que as pessoas continuarão se encontrando. Essa expectativa é quebrada com a oração “mesmo que não nos encontremos” e essa é a contradição.
As outras orações adverbiais são: a) condição; c) conformidade; d) proporção.
11) Assinale a alternativa que apresenta uma oração proporcional.
a) Embora eu não goste de doce, como pudim de leite condensado.
b) Gabriela cresceu tanto que está maior que o irmão.
c) O sol se escondia enquanto caminhávamos pela praia.
d) Talita se esforçou a fim de conseguir chegar ao fim da corrida.
c) O sol se escondia enquanto caminhávamos pela praia.
A ideia expressa pela oração proporcional é a de simultaneidade, ou seja, as ideias acontecem ao mesmo tempo. No período citado, o sol se escondia ao mesmo tempo que caminhávamos pela praia.
As outras orações adverbiais são: a) concessão; b) consequência; d) finalidade.
12) Assinale o conectivo que completa adequadamente a frase a seguir.
________ lia a carta, Lívia chorava de saudade de sua terra natal.
a) Como.
b) Ainda que.
c) Enquanto.
d) Desde que.
c) Enquanto.
A ideia expressa no período é de simultaneidade: Lívia chorava ao mesmo tempo que lia a carta. A primeira oração é adverbial proporcional.
Os outros conectivos expressam ideia de: a) causa, comparação ou conformidade; b) concessão; d) condição.
13) Altere o conectivo das orações adverbiais destacadas, sem modificar seu sentido.
a) Como está chovendo, decidi ler em vez de caminhar.
b) Carlos sorri com os olhos fechados como o pai.
c) A aula se encerrará às dez horas, como afirmou o diretor.
d) Como a procura foi enorme, o evento abriu uma sessão extra.
e) Como prometi, encomendei o bolo do seu aniversário.
a) Como está chovendo, decidi ler em vez de caminhar. - a ideia expressa pela oração adverbial é de causa. Substituições possíveis: já que, visto que, uma vez que, porque.
b) Carlos sorri com os olhos fechados como o pai. - a ideia expressa pela oração adverbial é de comparação. Substituições possíveis: igual a, da mesma forma que.
c) A aula se encerrará às dez horas, como afirmou o diretor. - a ideia expressa pela oração adverbial é de conformidade. Substituições possíveis: conforme, de acordo com, segundo.
d) Como a procura foi enorme, o evento abriu uma sessão extra. - a ideia expressa pela oração adverbial é de causa. Substituições possíveis: já que, visto que, uma vez que, porque.
e) Como prometi, encomendei o bolo do seu aniversário. - a ideia expressa pela oração adverbial é de conformidade. Substituições possíveis: conforme, de acordo com, segundo.
14) Complete as frases a seguir com “a fim” ou “afim”.
a) Pesquisei bastante, ____ de comprar um bom telefone.
b) Saí de casa ____ de tomar sorvete.
c) Na empresa, eu e Marina desempenhamos uma função ____.
a) Pesquisei bastante, a fim de comprar um bom telefone. - o objetivo da pesquisa era comprar um bom telefone.
b) Saí de casa a fim de tomar sorvete. - o objetivo de sair de casa era tomar sorvete.
c) Na empresa, eu e Marina desempenhamos uma função afim. - função semelhante, parecida.
A expressão “a fim”, separada, indica finalidade e pode ser substituída por “para”. Essa expressão também ocorre, em contextos informais, para indicar que alguém está com vontade (“estou a fim de ir para a praia”) ou interessado (“o menino estava a fim de uma colega de sala”). Quando é formada por uma só palavra, “afim” significa “afinidade”, “proximidade”.
15) Altere o conectivo das orações adverbiais destacadas, sem modificar seu sentido.
a) O candidato abriu mão de concorrer, consoante todos esperavam.
b) Conquanto ninguém reclamasse, sabiam que estavam insatisfeitos.
c) Passaremos ao próximo item da pauta, salvo se houver alguma objeção.
d) João faltou ao trabalho porquanto estivesse se sentindo mal.
a) O candidato abriu mão de concorrer, consoante todos esperavam. - a ideia expressa pela oração adverbial é de conformidade. Substituições possíveis: conforme, de acordo com, segundo.
b) Conquanto ninguém reclamasse, sabiam que estavam insatisfeitos. - a ideia expressa pela oração adverbial é de concessão. Substituições possíveis: embora, apesar de, mesmo que, ainda que.
c) Passaremos ao próximo item da pauta, salvo se houver alguma objeção. - a ideia expressa pela oração adverbial é de condição. Substituições possíveis: se, desde que, caso.
d) João faltou ao trabalho porquanto estivesse se sentindo mal. - a ideia expressa pela oração adverbial é de causa. Substituições possíveis: porque, já que, visto que, uma vez que.