1) Nos períodos a seguir, indique a oração principal e a subordinada.
a) Carina sabia que a pizza estava no forno.
b) O importante é proteger as crianças.
c) Não havia necessidade de Carlos se sentir mal.
d) Economizar algum dinheiro é fundamental.
e) Nós queremos a mesma coisa: que você seja feliz.
f) O guarda informou Margarida de que ela havia estacionado em local proibido.
A oração principal não exerce função sintática no período. Ela vem acompanhada pela oração subordinada, que tem a função de completá-la ou ampliar o seu sentido (ou seja, é um termo da oração principal). As orações subordinadas muitas vezes iniciam com as conjunções integrantes "que" ou "se".
a) Carina sabia – oração principal
que a pizza estava no forno – oração subordinada substantiva
b) O importante é – oração principal
proteger as crianças – oração subordinada substantiva
c) Não havia necessidade – oração principal
de Carlos se sentir mal – oração subordinada substantiva
d) Economizar algum dinheiro – oração subordinada substantiva
é fundamental – oração principal
e) Nós queremos a mesma coisa – oração principal
que você seja feliz – oração subordinada substantiva
f) O guarda informou Margarida – oração principal
de que ela havia estacionado em local proibido – oração subordinada substantiva
2) Assinale a(s) afirmação(ões) verdadeiras sobre orações subordinadas substantivas.
( ) Na frase, têm o mesmo papel de um adjetivo.
( ) Podem ter função de objeto direto e objeto indireto.
( ) São introduzidas, muitas vezes, pelas conjunções “que” e “se”.
( ) São orações sintaticamente independentes da oração principal.
( ) Na frase, têm o mesmo papel de um adjetivo.
(X) Podem ter função de objeto direto e objeto indireto.
(X) São introduzidas, muitas vezes, pelas conjunções “que” e “se”.
( ) São orações sintaticamente independentes da oração principal.
Orações subordinadas substantivas são dependentes da oração principal e têm o mesmo papel desempenhado por substantivos na frase: objeto direto, objeto indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal e aposto. São normalmente introduzidas pelas conjunções integrantes “que” e “se”.
3) Classifique as orações subordinadas substantivas destacadas a seguir.
a) Pedimos ao garçom que trouxesse uma porção de batata frita.
b) O importante é que estejamos juntos e felizes.
c) Celina gritou para quem quisesse ouvir.
d) O rapaz pensava repetidamente uma coisa: que precisava de silêncio.
e) É claro que você conhece o Flávio!
f) Todos temos medo de que a doença nos atinja.
a) que trouxesse uma porção de batata frita – oração objetiva direta: função de objeto direto: completa o sentido do verbo “trazer”; não é introduzida por preposição.
b) que estejamos juntos e felizes – oração predicativa: função de predicativo: acrescenta uma característica ou uma informação ao sujeito. Liga-se a ele com um verbo de ligação (“é”).
c) para quem quisesse ouvir – oração objetiva indireta: função de objeto indireto: completa o sentido do verbo “gritar” e é introduzido por preposição (“para”).
d) “que precisava de silêncio – oração apositiva: função de aposto: introduz explicação do termo anterior (“coisa”).
e) que você conhece o Flávio – oração subjetiva: função de sujeito. Sujeito, além de ser aquele que pratica ou sofre a ação, é também o assunto da frase e aquele que promove a flexão verbal. Na frase, o ponto mais relevante, ou seja, o assunto, é “conhecer o Flávio”. Além disso, o verbo “ser” se mantém na terceira pessoa (“é”) porque está relacionado não apenas a uma expressão, mas a uma oração inteira.
f) de que a doença nos atinja – oração completiva nominal: função de complemento nominal: apresentar uma ideia necessária para a compreensão do nome. O substantivo “medo” é vago e exige um complemento (medo de alguma coisa).
4) Nas frases a seguir, identifique e classifique as orações subordinadas.
a) É fundamental que se respeitem os direitos humanos.
b) O importante é que cada participante traga um lanche para o piquenique.
c) Adriana não sabe se foi bem na prova de ontem.
d) Lembre-se disto: somos todos iguais perante a lei.
e) Juarez tem a sensação de que será aprovado no concurso.
f) Ricardo precisa de que seus alunos se esforcem mais.
a) É fundamental que se respeitem os direitos humanos. - oração subjetiva: função de sujeito. Sujeito, além de ser aquele que pratica ou sofre a ação, é também o assunto da frase e aquele que promove a flexão verbal. Na frase, o ponto mais relevante, ou seja, o assunto, é “que se respeitem os direitos humanos”. Além disso, o verbo “ser” se mantém na terceira pessoa (“é”) porque está relacionado não apenas a uma expressão, mas a uma oração inteira.
b) O importante é que cada participante traga um lanche para o piquenique. - oração predicativa: função de predicativo: acrescenta uma característica ou uma informação ao sujeito. Liga-se a ele com um verbo de ligação (“é”).
c) Adriana não sabe se foi bem na prova de ontem. - oração objetiva direta: função de objeto direto: completa o sentido do verbo “saber”; não é introduzida por preposição (“se” é conjunção integrante).
d) Lembre-se disto: somos todos iguais perante a lei. - oração apositiva: função de aposto: introduz explicação do termo anterior (“disto”).
e) Juarez tem a sensação de que será aprovado no concurso. - oração completiva nominal: função de complemento nominal: apresentar uma ideia necessária para a compreensão do nome. O substantivo “sensação” é vago e exige um complemento (sensação de alguma coisa).
f) Ricardo precisa de que seus alunos se esforcem mais. - oração objetiva indireta: função de objeto indireto: completa o sentido do verbo “precisar” e é introduzido por preposição (“de”).
5) Complete a frase a seguir com as palavras do quadro.
gerúndio - reduzidas - nominais - conjunção
As orações subordinadas substantivas ____ são formadas pelas formas ____ dos verbos, ou seja, infinitivo, particípio e ____. Essas orações normalmente não apresentam _____.
As orações subordinadas substantivas reduzidas são formadas pelas formas nominais dos verbos, ou seja, infinitivo, particípio e gerúndio. Essas orações normalmente não apresentam conjunção.
O infinitivo é a forma como o verbo é encontrado no dicionário: andar, chover, partir.
O particípio apresenta ideia de ação acabada: andado, chovido, partido.
O gerúndio apresenta ideia de continuidade da ação: andando, chovendo, partindo.
6) Identifique as orações subordinadas substantivas reduzidas.
a) É imprescindível conhecer as regras de etiqueta na internet.
b) Catarina queria saber de tudo.
c) Algumas pessoas têm receio de andar em lugares escuros.
d) Quero fazer uma coisa: descer na tirolesa do Parque das Mangabeiras.
a) É imprescindível conhecer as regras de etiqueta na internet. - A oração completa o sentido de “é imprescindível”. O verbo que a introduz está no infinitivo (“conhecer”).
b) Catarina queria saber de tudo. - A oração completa o sentido do verbo “querer”. O verbo que a introduz está no infinitivo (“saber”).
c) Algumas pessoas têm receio de andar em lugares escuros. - A oração completa o sentido de “receio”. O verbo que a introduz está no infinitivo (“andar”).
d) Quero fazer uma coisa: descer na tirolesa do Parque das Mangabeiras. - A oração acrescenta sentido à palavra “coisa”. O verbo que a introduz está no infinitivo (“descer”).
7) Classifique as orações subordinadas do exercício anterior.
a) “conhecer as regras de etiqueta na internet” – oração subjetiva: função de sujeito. Sujeito, além de ser aquele que pratica ou sofre a ação, é também o assunto da frase e aquele que promove a flexão verbal. Na frase, o ponto mais relevante, ou seja, o assunto, é “conhecer as regras de etiqueta na internet”. Além disso, o verbo “ser” se mantém na terceira pessoa (“é”) porque está relacionado não apenas a uma expressão, mas a uma oração inteira.
b) “saber de tudo” – oração objetiva direta: função de objeto direto: completar o sentido do verbo “querer”; não é introduzida por preposição.
c) “de andar em lugares escuros” – oração completiva nominal: função de complemento nominal: apresentar uma ideia necessária para a compreensão do nome. O substantivo “receio” é vago e exige um complemento (receio de alguma coisa).
d) “descer na tirolesa do Parque das Mangabeiras” – oração apositiva: função de aposto: introduz explicação do termo anterior (“coisa”).
8) Relacione a segunda coluna com a primeira, identificando as orações subordinadas substantivas. Em seguida, assinale a alternativa em que os números completam corretamente a segunda coluna.
( ) Necessito de comprar um novo par de tênis.
( ) É importante que vocês façam exercícios físicos.
( ) Não podemos negar um fato: Rodrigo é mesmo muito engraçado.
( ) Só me diga se você está bem.
( ) Os professores enfatizam a importância de aprender.
( ) O desejo dos pais é que os filhos sejam felizes.
(3) Necessito de comprar um novo par de tênis. - oração objetiva indireta: completa o sentido do verbo “necessitar”; é introduzida por preposição.
(1) É importante que vocês façam exercícios físicos. - oração subjetiva: é o sujeito do verbo ser (“é”).
(6) Não podemos negar um fato: Rodrigo é mesmo muito engraçado. - oração apositiva: acrescenta informação ao substantivo “fato”.
(2) Só me diga se você está bem. - oração objetiva direta: completa o sentido do verbo “dizer”; não é introduzida por preposição (“se” é uma conjunção integrante).
(5) Os professores enfatizam a importância de aprender. - oração completiva nominal: acrescenta informação necessária para a compreensão do substantivo “importância”.
(4) O desejo dos pais é que os filhos sejam felizes. - oração predicativa: ocorre depois de verbo de ligação; acrescenta informação ao sujeito da frase.
9) O período em que a oração subordinada tem a mesma função do termo destacado a seguir é:
Gustavo pediu um biscoito.
a) É bom que ele tenha uma distração.
b) Joana perguntou se você vai à festa.
c) Marquinhos tem vontade de ser um cientista.
d) Giovana gosta de caminhar ao ar livre.
A oração destacada na frase inicial exerce função de objeto direto: completa o sentido do verbo e não é introduzida por preposição.
A alternativa que apresenta essa mesma função sintática é b) Joana perguntou se você vai à festa. - “se” não é preposição, é conjunção integrante.
10) Assinale a alternativa em que o termo destacado tem a mesma função da oração subordinada a seguir.
É feio dois irmãos brigarem desse jeito.
a) Nivaldo pensou em uma solução para o problema.
b) Pelas plantas ela tem amor.
c) Algumas pessoas contam muitas mentiras.
d) O menino abriu a porta apressado.
A oração subordinada na frase inicial exerce a função de sujeito. Sujeito, além de ser aquele que pratica ou sofre a ação, é também o assunto da frase e aquele que promove a flexão verbal. Na frase, o ponto mais relevante, ou seja, o assunto, é “conhecer as regras de etiqueta na internet”. Além disso, o verbo “ser” se mantém na terceira pessoa (“é”) porque está relacionado não apenas a uma expressão, mas a uma oração inteira.
A alternativa que apresenta essa mesma função sintática destacada é d) O menino abriu a porta apressado.
11) Assinale a alternativa em que a oração destacada tem a mesma classificação da oração subordinada em:
Tenho o sonho de visitar a Itália.
a) Eu necessito de tomar um café fresco.
b) Fernanda sentia saudade de falar com seus pais.
c) O aluno precisava de saber as respostas da prova.
d) As crianças gostam de brincar na piscina.
A oração subordinada na frase inicial exerce a função de complemento do substantivo “sonho”.
A alternativa que também apresenta um complemento nominal é b) Fernanda sentia saudade de falar com seus pais.
12) Assinale a alternativa que apresenta uma oração com função de predicativo.
a) É gostoso tomar o sol da manhã.
b) Letícia se esqueceu do essencial: ser feliz.
c) O importante é que as pessoas confirmem a veracidade dos fatos.
d) É sábio que você organize suas pastas de trabalho.
c) O importante é que as pessoas confirmem a veracidade dos fatos.
O predicativo acrescenta uma característica ou uma informação ao sujeito. Liga-se a ele com um verbo de ligação (“é”).
13) A alternativa em que a oração subordinada tem função de objeto indireto é:
a) Os rapazes concordaram em dividir as tarefas domésticas.
b) O menino quis comprar mais um pacote de figurinhas.
c) Estou com muita vontade de tomar sorvete de morango.
d) É preciso atravessar a rua com muito cuidado.
a) Os rapazes concordaram em dividir as tarefas domésticas.
O objeto indireto tem a função de completar o sentido do verbo e é introduzido por preposição.
14) Em que alternativa a oração subordinada tem função de aposto?
a) Leonel desejava fazer um passeio no parque da cidade.
b) Reginaldo fez uma promessa à esposa: pararia de beber.
c) Aída tinha o desejo de ser querida por todo mundo.
d) Manuela pensava em como ajudar os desabrigados da enchente.
b) Reginaldo fez uma promessa à esposa: pararia de beber.
A oração acrescenta informação ao substantivo “promessa”, explicando-o.
15) Assinale a alternativa em que a classificação da oração subordinada está INCORRETA.
a) Marcelo achou que a irmã tinha dito a verdade. - oração objetiva direta.
b) Não é difícil entender essa matéria. - oração subjetiva.
c) Juliana tinha necessidade de falar com alguém. - oração objetiva indireta.
d) A fofoca da vez é que Marcelo e Ana terminaram. - oração predicativa.
c) Juliana tinha necessidade de falar com alguém. - oração objetiva indireta.
A oração “de falar com alguém” completa o sentido do substantivo “necessidade”. É, por isso, uma oração completiva nominal.