Também chamadas de figuras de harmonia, as figuras de som são:
- Aliteração;
- Assonância;
- Onomatopeia;
- Paronomásia.
As figuras de som enfatizam o aspecto fonológico da linguagem, através da reprodução, repetição ou imitação dos sons da língua.
Aliteração
A aliteração se caracteriza pela repetição dos sons consonantais das palavras. Essa repetição cria ritmo e harmonia, ocorrendo, predominantemente, nos fonemas iniciais das palavras.
Exemplo de aliteração: O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia.
Saiba mais sobre a aliteração.
Assonância
A assonância se caracteriza pela repetição dos sons vocálicos das palavras. Essa repetição cria regularidade vocálica e musicalidade, ocorrendo, predominantemente, na sílaba tônica das palavras.
Exemplo de assonância: Minha cela tem terra, tem pedra, não tem janela.
Saiba tudo sobre a assonância.
Onomatopeia
Uma onomatopeia é uma palavra que reproduz, de forma escrita, os sons existentes, quer sejam produzidos pelo ser humano, por animais, pela natureza ou por máquinas e objetos.
Exemplo de onomatopeia: De tanto ouvir o tique-taque do antigo relógio, já estou com dor de cabeça.
Leia mais sobre a onomatopeia.
Paronomásia
A paranomásia se caracteriza pela utilização de palavras parônimas, ou seja, de palavras que têm significados diferentes mas que apresentam grafia e pronúncia muito parecidas, sendo facilmente confundidas.
Exemplo de paranomásia: Assaltante de perfumarias, o ladrão foi apanhado em flagrante e fragrante delito.
Leia tudo sobre a paranomásia.
Outras figuras de linguagem
Os recursos estilísticos utilizados na linguagem escrita e na linguagem oral para aumentar a expressividade da mensagem são chamados de figuras de linguagem.
As figuras de linguagem podem ser classificadas em figuras de som, figuras de sintaxe, figuras de palavra e figuras de pensamento.
Leia tudo sobre as Figuras de Linguagem.