Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, com 46 letras, é considerada atualmente a maior palavra técnica dicionarizada da língua portuguesa. Indica alguém ou algo relacionado com uma doença aguda nos pulmões que se origina com a inalação de cinzas vulcânicas.
Embora não seja comum o registro de palavras técnicas em dicionários, apenas em livros técnicos específicos das diversas áreas, a palavra pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico se encontra dicionarizada.
Dadas as características de composição e derivação de palavras existentes na língua portuguesa, é possível a criação de novas palavras que respondam a critérios específicos das diversas áreas técnicas, como a medicina e a química, sendo onde se verificam mais palavras extensas, como:
- Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico - 46 letras;
- Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose - 44 letras;
- Paraclorobenzilpirrolidinonetilbenzimidazol - 43 letras;
- Piperidinoetoxicarbometoxibenzofenona - 37 letras;
- Dimetilaminofenildimetilpirazolona - 34 letras;
- Tetrabrometacresolsulfonoftaleína - 33 letras;
- Hipopotomonstrosesquipedaliofobia - 33 letras;
- Monosialotetraesosilgangliosideo - 32 letras.
Maior palavra não técnica
Fora as palavras técnicas, anticonstitucionalissimamente, com 29 letras, é a maior palavra dicionarizada não técnica da língua portuguesa, seguida por:
- Oftalmotorrinolaringologista - 28 letras
- Inconstitucionalissimamente – 27 letras
- Otorrinolaringologista – 22 letras
Embora não seja a maior, a palavra inconstitucionalissimamente é tida, pelo Guinness Book of Records, como a maior palavra portuguesa.
Maior palavra do mundo
Existe uma palavra técnica, considerada por alguns como a maior palavra do mundo, composta por 189.819 letras: methionyl[...]serxisoleucine. É o nome químico da proteína Titina com a ordenação de todos os aminoácidos que a compõem. Contudo, além de ser impraticável a sua utilização, não é unanimemente aceito que nomes deste gênero sejam considerados palavras regulares.