O texto informativo tem como função informar e ensinar. Visa transmitir conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre um tema específico. São utilizados textos informativos em jornais, revistas, livros didáticos, enciclopédias, sites e artigos científicos, entre outros.
Características do texto informativo
O texto informativo:
- É escrito em prosa, sendo utilizada a 3.ª pessoa do discurso.
- Fornece informações verdadeiras e objetivas sobre um determinado tema.
- Utiliza o sentido denotativo da linguagem, para informar o receptor da mensagem de forma clara e direta.
- Não utiliza figuras de linguagem nem o sentido conotativo das palavras, de modo a evitar ambiguidade e diversidade de interpretações.
- Não expressa opiniões pessoais nem reflete possíveis indagações do autor.
- Assume um caráter prático e utilitário.
- Apresenta citações, fontes, dados e pesquisas, de forma a provar a sua credibilidade.
Compreensão de textos informativos
Existem diversas estratégias de leitura de textos informativos, de modo a bem reter e compreender a maior quantidade de informação possível.
Diversos autores defendem a necessidade de várias leituras, afirmando que apenas uma leitura nunca é suficiente. Nas diversas leituras, é importante:
- identificar a ideia principal do texto;
- identificar as ideias secundárias do texto;
- identificar detalhes e curiosidades;
- interpretar informação proveniente de diagramas, ilustrações, tabelas,...;
- tomar notas, sublinhar conteúdos, realizar esquemas,...
Em alguns casos, é também essencial que antes da leitura se faça uma reflexão ou uma discussão sobre o tema, para averiguar os conhecimentos prévios existentes.
Estrutura do texto informativo
Embora alguns textos informativos apresentem uma estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesse tipo de texto o conteúdo sobrepõe-se à forma.
Sendo a transmissão de conhecimentos sobre um tema o mais importante, o texto informativo pode apresentar diversas estruturas, de modo a melhor abordar o tema. Diversos textos informativos recorrem a imagens, ilustrações, esquemas, diagramas, tabelas e gráficos para complementar a informação e estruturar o conteúdo.