Também chamadas de figuras de construção, as figuras de sintaxe são:

  • Pleonasmo;
  • Anáfora;
  • Anacoluto;
  • Elipse;
  • Zeugma;
  • Assíndeto;
  • Polissíndeto;
  • Anástrofe;
  • Hipérbato;
  • Sínquise;
  • Hipálage;
  • Silepse.

As figuras de sintaxe enfatizam o aspecto sintático da linguagem, provocando mudanças na estrutura natural da oração, como inversão, repetição ou omissão de termos.

Pleonasmo

O pleonasmo, também chamado de redundância, se caracteriza pelo uso excessivo de palavras na transmissão de uma mensagem, ocorrendo repetição de ideias.

Exemplo de pleonasmo: Morrer de morte morrida.

Saiba tudo sobre o Pleonasmo.

Anáfora

Frequentemente utilizada na poesia, a anáfora se caracteriza pela repetição de uma ou mais palavras no início de versos, orações ou períodos.

Exemplo de anáfora:
Você sabe ler.
Você sabe escrever.
Você sabe calcular.
Você sabe pensar?

Leia tudo sobre a Anáfora.

Anacoluto

Frequentemente utilizado na linguagem falada, o anacoluto provoca uma interrupção na frase, antecipando e enfatizando um termo que se desliga da restante oração.

Exemplo de anacoluto: Dietas, como ter força de vontade para as fazer?

Saiba mais sobre o Anacoluto.

Elipse

Frequentemente utilizada na linguagem falada, a elipse se caracteriza pela omissão de um termo da oração, que fica subentendido, não prejudicando a compreensão do conteúdo da oração.

Exemplo de elipse do sujeito: Está decidido! Amanhã vou pedir demissão!

Leia mais sobre a Elipse.

Zeugma

O zeugma é caracterizado pela omissão de termos da oração já anteriormente mencionado, não prejudicando assim o entendimento da mensagem.

Exemplo de zeugma: Minha filha cursou letras; meu filho, economia.

Saiba tudo sobre o Zeugma.

Assíndeto

O assíndeto se caracteriza pela marcada ausência de conectores e conjunções que ligam palavras e orações, sendo a omissão mais notória a da conjunção coordenativa e.

Exemplo de assíndeto: Eu queria conhecer o mundo, viajar por todos os países, Grécia, Itália, Canadá, Moçambique, Austrália, expandir os meus horizontes.

Leia tudo sobre o Assíndeto.

Polissíndeto

O polissíndeto se caracteriza pela marcada repetição de conectores e conjunções que ligam palavras e orações, sendo a repetição mais notória a da conjunção coordenativa e.

Exemplo de polissíndeto: Eu queria conhecer o mundo e viajar por todos os países: Grécia e Itália e Canadá e Moçambique e Austrália e expandir os meus horizontes.

Saiba mais sobre o Polissíndeto.

Anástrofe

A anástrofe, também chamada de inversão, provoca uma inversão leve da ordem normal das palavras numa frase, ocorrendo maioritariamente a antecipação de um termo.

Exemplo de anástrofe: Para todos meus sobrinhos comprei presentes.

Leia mais sobre a Anástrofe.

Hipérbato

O hipérbato provoca uma inversão brusca da ordem normal das palavras numa frase, havendo intercalação de elementos de um sintagma com elementos de outro sintagma.

Exemplo de hipérbato: Estudavam matemática meus filhos no quarto.

Saiba tudo sobre o Hipérbato.

Sínquise

A sínquise provoca uma inversão total e violenta da ordem normal das palavras numa frase, comprometendo a compreensão da mensagem, que fica desconstruída.

Exemplo de sínquise: A prova ela estudar para tentou ontem.

Leia tudo sobre a Sínquise.

Hipálage

A hipálage se refere à atribuição de uma característica de um ser ou objeto a outro ser ou objeto que se encontra relacionado ou próximo.

Exemplo de hipálage: Enquanto esperava, tomava notas impacientes.

Saiba mais sobre a Hipálage.

Silepse

Na silepse ocorre uma concordância ideológica e não uma concordância gramatical, ou seja, a concordância é estabelecida com a ideia que se pretende transmitir ou com termos subentendidos e não com as palavras que compõem a frase.

Exemplo de silepse: Minas Gerais é encantadora!

Leia mais sobre a Silepse.

Outras figuras de linguagem

As figuras de linguagem são recursos estilísticos utilizados na linguagem oral e escrita que aumentam a expressividade da mensagem.

Além das figuras de sintaxe, as figuras de linguagem podem ser também classificadas em figuras de palavra, figuras de pensamento e figuras de som.

Leia tudo sobre as Figuras de Linguagem.

Este conteúdo foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.